os cúmplices

Inês Amaral
Jaime Silva

 

os sítios
 
A Ervilha Cor de Rosa
Atrium
Do Lado de Cá
Elotopia
Esboços do dia a dia
Escrever para o boneco
Íntima Fracção
Jornalismo e Comunicação
Jornalismo Digital
Ponto Media
Retorta
Rua da Judiaria
Sílabas Abensonhadas

 

as ferramentas

homepage
adicionar favoritos
email

powered by Blogger
online

 

as memórias

 

 

 

 



30.5.03
 
Zapping para molengas Molengão.com é um guia online da programação da televisão. É um projecto novo e inédito em Portugal, podendo tornar-se uma séria ameaça à concorrência, já que a actualização é feita de meia em meia hora e a disponibilização ao utilizador é gratuita.

 
Mediocracias - Lei Passa a Impor Restrições a Empréstimos da RTP e RDP (via Público) - Procuradoria Recusa "Policiar" Carteiras Profissionais de Jornalistas (via Público) - CNN Desactiva serviço em português (via Público) - Novas caras na SIC Mulher (via Público) - O Independente com novos suplementos (via DE) - RTP vende 33% da Sport TV (via Fábrica de Conteúdos)

 
Breaking news Herman José foi constituído arguido no caso Casa Pia. A notícia dispensa links. As televisões, rádios e órgãos de comunicação social na Internet não falam noutra coisa (sem, na prática, falar de coisa nenhuma). É à escolha do freguês.


29.5.03
 
Más línguas

 
Na capital LisboaPhoto - de 29 de Maio a 31 de Agosto. «"Passagens" vão invadir a capital do país. Vários espaços de Lisboa acolhem a primeira edição da Bienal de Fotografia, que aborda a contemporaneidade da imagem, sem esquecer a vertente histórica.» O resto do texto está aqui, para quem estiver interessado.

 
Ciências Na TSF Online: - Árvore genética mundial começou com duas mil emigrações - Pneumonia Atípica: vacina em testes

 
Publicidade Artigos interessantes no DE: - Estádios com anúncios nos WC: os novos lugares da publicidade - Campanhas à moda antiga - Estes publicitários são uns exagerados - Uma indústria incipiente: filmes e ‘spots'

 
Mediocracias - RTP Regionalizada nas Ilhas Antes do Livre Acesso Aos Canais Privados (via Público) - PGR nega pedido de confirmação da validade da carteira profissional de jornalista (via Público) - Jornalista do "The New York Times" demite-se depois de ter sido suspenso (via Público) - Portugal Telecom lança Sapo XL para rentabilizar negócio da net (via DE) - RTP e RDP/Madeira à beira da autonomia (via DN)

 
Blog Através do Blogo descobri o weblog Resistência Islâmica. No primeiro post, que data de 27 de Maio, pode ler-se: «O objectivo deste blog não é o da propagação da doutrina islâmica, neste espaço não procuramos converter ninguém, procuramos informar, opinar, ajudar a compreender. Poderá a seu tempo encontrar neste blog, poesia árabe, literatura, artigos de opinião, tertúlias, links para outros sites de interesse, entre outras surpresas. Sheik Sameer Baz» Bem vindo à blogosfera portuguesa. Vamos ficar atentos.


28.5.03
 
Falha Na passada sexta-feira não referi os 15 anos do Independente, com direito a suplemento, MEC e tudo. Só Portas faltou à chamada.

 
Contribuições Há algum tempo referi aqui ter em ideia um projecto de um site com dicas para weblogs. Aos poucos, o projecto já começou a ver a luz do dia. Sugestões, contribuições e tudo mais via email.

 
Blogs nos media Já é com algum atraso, mas ainda assim aqui ficam as referências a artigos sobre weblogs que sairam na imprensa portuguesa nos últimos dias. - Pot-Pourri, na coluna Ciberescritas de Isabel Coutinho, no Suplemento Mil Folhas do jornal Público. - Portugal adere em força aos weblogs, de Carlota Mascarenhas no Diário Económico. - Falar de blogs, de Pedro Fonseca, no Suplemento Computadores do jornal Público. O artigo é tem mais duas peças acopladas: Bolha Cresce mas Não Rebenta e Fenómeno Internacional... Nalguns Países.

 
Mediocracias - RSF Podem Perder Lugar na Comissão dos Direitos do Homem da ONU (via Público) - Jornalistas creditados na ONU organizam protesto sem precedentes (via Público) - Novos directores da RTP e RDP na Madeira (via Público) - Portugal Telecom não quer mais canais de desporto (via DE) - Carlos Fino recebido por Lula no Planalto (via DN) - Director da Al-Jazeera demitido por alegada colaboração com Iraque (via Diário Digital)

 
Sobre a Casa Pia O escândalo da Casa Pia tem dominado as atenções da opinião pública. Obviamente, o assunto não passa ao lado dos weblogs. No Conversas de Café praticamente não abordei o assunto. Nem pretendo fazê-lo. Mário Mesquita disse tudo no Público de domingo, aqui. Sobre a cobertura do escândalo, arrisco dizer o que praticamente todos pensam: tem sido simplesmente vergonhosa. O clima de boataria que assola o país está patente, diariamente, nos órgãos de comunicação social. A imparcialidade está totalmente “na gaveta”. Só existem “talvez”. As “baterias” estão todas contra a “seita” dos políticos. Em breve deverão virar-se contra os artistas, quando Herman José for testemunhar. E continuamos sempre a generalizar. E a esquecer. A esquecer os que efectivamente sofreram (e sofrem) com tudo isto. A esquecer tantos outros casos. Uns mais mediáticos que outros. Claro que é um dever informar sobre o caso da Casa Pia. Sim. Mas a questão é mesmo essa: informar. E daqui o debate “teria pernas para andar”: as famosas “fugas de informação”, as linhas editoriais, as fontes de informação e por aí fora. Contenção precisa-se. No Jornalismo e Comunicação, Manuel Pinto assina um post interessante, a ler aqui.

 
Blogosfera A blogosfera tem vindo a crescer a olhos vistos. O Blogs em pt já regista 559 weblogs. Aqui ficam alguns links interessantes, que tenho vindo a espreitar nos últimos tempos. A figurarem à esquerda assim que possível. No Quinto dos Impérios Linha dos nodos Estudos Sobre o Comunismo Crítico E por falar em weblogs, não tenho conseguido aceder à Paragem de Autocarro. Alguém sabe o que se passa?


26.5.03
 
O Estado da Nação


23.5.03
 
Conversas adiadas Infelizmente não me será possível regressar ao blog no ritmo pretendido. Este fim-de-semana também não terei disponibilidade para o fazer. Espero que na próxima semana possa retomar a normalidade. As Conversas de Café estão adiadas até segunda-feira. Entretanto, ficam apenas algumas notas: - o Tudo Menos Política tem um novo colaborador. - o Bloco de Notas tem um sistema que permite saber quais os weblogs portugueses actualizados mais recentemente. Uma excelente Ferramenta, que vai já para o sítio certo - numa das colunas à esquerda. - há novos weblogs a merecer destaque. Deixo o assunto para a semana. - o Abrupto lançou o repto: um catálogo dos objectos em extinção. Ideia interessante, que já teve resposta. Vou abordar o assunto para a semana. - chegou a resposta a Rui Gomes, da TSF online, sobre a medição de audiências na Internet. Está aqui. - a ler no DE: Grande Reportagem poderá transformar-se em “encarte” dos diários [DN e JN] e Joaquim Furtado convidado para Provedor do Público. - atenção ao editorial de Eduardo Dâmaso no Público: O Pântano das Escutas. - só mais um apontamento. Sobre o Independente. Tenho o jornal em cima da secretária mas ainda nem o abri. Manchete: Justiça com NÃO de Ferro. Entrada: Pedofilia. Depois de Jorge Ritto, a bomba: Paulo Pedroso na prisão. Souto Moura deu luz verde ao pedido de detenção. Com o PS em estado de choque, Ferro Rodrigues declara guerra ao poder judicial. - as leituras das revistas e do fim-de-semana ficam adiadas até segunda ou terça-feira.


22.5.03
 
Alegria e cansaço 120 minutos de futebol. No final, o FC Porto ergueu a taça. Nas ruas da Invicta foi o delírio completo. Ontem repletas de adeptos e simpatizantes, hoje praticamente desertas. São 18 horas e o cansaço já começa a chegar, deixando perceber uma noite mal dormida. O blog fica, por isso, sem actualização. Só a nota da vitória azul e branca. Amanhã espero retomar o ritmo "blogueiro". Há algumas novidades e assuntos importantes a destacar e/ou comentar.


21.5.03
 
... E pronto. Chegou finalmente o dia.

 
Mediocracias - SIC e SIC Notícias juntam equipas (via Público) - Lei da TV Prevê Que Publicidade da RTP Seja para Pagar Dívidas (via Público) - RSF Pedem à Espanha Que Não Investigue TV Basca (via Público) - TV Generalistas Pedem Cautela na Mudança para o Digital (via Público) - Greve na Rádio Difusão Nacional (via Fábrica de Conteúdos) - TV: National Geographic em português a partir de Junho (via Diário Digital) - TVI defende canais de livre acesso na Televisão Digital Terrestre (via Diário Digital) Em atraso: - Imprensa internacional boicota reunião de ministros dos Quinze (via Público)

 
Casa Pia Jorge Ritto está em prisão preventiva. O diplomata foi ontem presente ao TIC e o juíz Rui Teixeira decretou a sua prisão preventiva, como medida de coação. Ritto estará indiciado pela prática de 11 crimes de abuso sexual de menores (nos últimos cinco anos) e arrisca uma pena de prisão de um a oito anos. Entretanto, o Ministério Público solicitou à Assembleia da República autorização para ouvir o deputado socialista (e ex-ministro do Trabalho e da Solidariedade do XIV Governo Constitucional) Paulo Pedroso. O PS pediu à Assembleia da República o levantamento da imunidade parlamentar, o que já foi concedido pela Comissão de Ética. Em conferência de imprensa, o deputado afirmou que vai fazer tudo para saber a origem desta «calúnia», garantindo que «nunca participou em actos de pedofilia» . O escândalo da Casa Pia volta a assombrar o país. Ficam as informações, as reflexões estão a cargo de cada um.


20.5.03
 
Blogo, logo existo O Blogo está como novo. Um visual mais atractivo e "arrumado". Há ainda a registar uma redefinição das categorias e um aumento significativo de weblogs catalogados. O Conversas de Café está nos "Blogs do Momento" e em destaque na categoria "Referência". Obrigado.

 
Foi Você Que Pediu Um Bom Título? É o título do livro do jornalista Dinis Alves, ontem apresentado em Coimbra. Com a chancela da editora conimbricense Quarteto, a obra responde a questões como «O que é um título jornalístico? Que funções desempenha? Que dificuldades encontramos na sua concepção? Como superá-las?». Foi Você Que Pediu Um Bom Título? tem uma primeira abordagem disponível neste link. Uma leitura mais do que recomendada a quem se interesse pelo campo dos media.

 
Manhã azul 08h57. Coimbra B > Porto Campanhã. Um miúdo grita contra o vidro. Dois espanhóis falam alegremente de futebol com um português, convicto de que amanhã a vitória não escapa ao FC Porto. Num dos canais de áudio disponibilizados no Alfa Pendular, nem de propósito, Freddy Mercury entoa "We are the champions". Na televisão, afia-se a conversa entre Maria João Avillez e Herman José e, por momentos, é possível sair daquele mundo azul e branco que se criou nas conversas de toda uma carruagem. Estação de Porto Campanhã. No táxi. "Posso ligar o rádio, menina?" Claro. E pronto, lá vêm os Super Dragões. Nas ruas os carros já começam a vestir a camisola. Chegada ao AEIOU. Alguns minutos de trabalho e voltam os cânticos. Onde? É um rapaz, sentado num carro estacionado debaixo da nossa varanda, com o rádio "nas alturas": "Pinto da Costa..." Enfim, apontamentos de uma manhã azul e branca. Faltam pouco mais de 24 horas para o início do jogo mais ansiado nos últimos anos pelos portistas. Eu inclusivé.


18.5.03
 
O Debate No Fórum PTWeblogs tem vindo a debater-se uma questão importante no âmbito da blogosfera. A notícia do Expresso veio relançar a discussão. Desde que a comunicação social começou a abordar o fenómeno dos weblogs (algumas erradamente, reconheça-se), alguns blogueiros consideram que são apenas referidos os blogs sobre jornalismo ou política. Criticam também o facto de se tentar fazer passar a ideia de que os weblogs portugueses se debruçam sobre estes temas. Há mesmo quem diga que o I Encontro Nacional de Weblogs pode não ter interesse por ser organizado por pessoas da área da comunicação. Na minha opinião, esta é uma falsa questão. É lógico que existem weblogs sobre inúmeros temas. É também verdade que existem weblogs com vertentes mais pessoais. Enfim, há-os para todos os gostos. É uma comunidade vasta, em franca expansão. Em jeito de telegrama, cá ficam algumas notas sobre uns pontos que considero importante na discussão: - sobre o facto da comunicação social dar atenção ao weblog de Pacheco Pereira: parece-me lógico. E seria inevitável. Tenho a certeza que JPP o sabia. - quanto às dúvidas que se colocaram em relação a um "antes" e um "depois" da criação do referido blog: não me parece. Penso que que é apenas mais um contributo para a blogosfera portuguesa. - no que respeita a uma parte dos weblogs tentar "apagar" os outros: não consigo mesmo entender estas acusações. - e ainda o facto da comunicação social escrever artigos referindo sempre alguns weblogs de jornalismo, política ou cultura: não acho que se trate de fingir que não existem outros. Penso que apenas têm a ver com o facto de haver uma total desinformação sobre o fenómeno e de se conhecer apenas alguns. Mas também é legítimo escolher três ou quatro que tenham servido de referência ao artigo. E ainda mais coerente me parece que se escolham weblogs temáticos (de diferentes áreas, obrigatoriamente) e não pessoais para artigos do género (generalistas), o que não invalida que se refiram também os diários. Sobre esses mesmos artigos: por favor mais investigação! Apenas mais um apontamento sobre o I Encontro Nacional de Weblogs: penso que vai ser uma excelente oportunidade para se debater o fenómeno dos blogs. Os três painéis: 1) participação e espaço público; 2) investigação, ensino e aprendizagem; 3) jornalismo e comunicação vão permitir uma discussão abrangente. Não se ficará pelo jornalismo, tenho a certeza. Os mais cépticos podem acreditar que se vai abordar o tema na sua plenitude, sempre com base na sua origem: a comunicação, na sua mais ampla forma.

 
A notícia O Expresso publicou na revista Única um artigo sobre weblogs. O pretexto foi Pacheco Pereira. O texto está redutor, repleto de afirmações erradas. O Blog de Esquerda, a Coluna Infame, o País Relativo e o Blogue dos Marretas escreveram algumas palavras em conjunto, em jeito de contestação do referido artigo. Eu subscrevo.

 
Radar Os Sítios vão voltar a sofrer alterações. É na coluna à esquerda.

 
Felgueiras II Os tristes acontecimentos de sexta-feira à noite em Felgueiras não passaram "ao lado" dos weblogs. - Concordo plenamente com Pedro Mexia: «Francisco Assis, com uma calma e um estoicismo assinaláveis, a ser perseguido, expulso, injuriado e agredido pela canalha. Temos uma democracia? Com certeza. Mas Portugal continua a ser, basicamente, um quintal de grunhos, e em nenhum sítio isso se vê como nas autarquias. Os ululantes felgueirenses são o esplendor do nosso poder local. Podiam ser de qualquer partido, há-os para todos os gostos. Massa ignara, que vive perfeitamente com caciques corruptos e autoritários. Jardim, Felgueiras, Avelino. Eleitos democraticamente? Sem dúvida. Amados pelo povo? Fora de questão. Mas aberrações políticas, pura e simplesmente. Ninguém disse que a democracia é perfeita». - A opinião de José Mário Silva sintetiza muito bem a situação: «(...)os apoiantes de uma autarca fugida à justiça, reunidos em caricata vigília de apoio à criminosa, insultam e agridem o responsável do PS que teve o bom senso de retirar a confiança política ao executivo camarário, agora sem legitimidade para fazer seja o que for. A situação, além de lamentável, é muitíssimo preocupante. Há quem assuma que a democracia em Portugal, quase 30 anos depois do 25 de Abril, se tornou uma evidência, um dado adquirido. Cenas como esta, em Felgueiras, vêm provar que infelizmente não é bem assim». - José Pacheco Pereira toca num ponto essencial: «Nalguns blogs há um estilo “engraçadinho” de tratar estas coisas, como se, no fundo, o Francisco Assis é que fosse responsável pelos murros que levou. Eu já estive mais do que uma vez nestas situações, bem menos graves, e se há coisa que me encanta é este tipo de “engraçadinhos” que se colocam no lado dos agressores».

 
Felgueiras I Ainda não tive oportunidade de me manifestar aqui sobre o que se passou em Felgueiras. Faço agora. Quando vi aquelas imagens nem quis acreditar. Fiquei profundamente indignada. Nada justifica uma atitude colectiva daquelas. Mas o importante é saber quem são os autores morais. Não podem ficar impunes. Como não poderiam se Francisco Assis fosse um cidadão anónimo. Admiro a calma e serenidade do líder da distrital socialista do Porto. Tomou a atitude mais sensata, no meio de toda aquela situação decadente. E onde estava a GNR?! Parafraseando JPP, «em Felgueiras não há polícia»?! Estou plenamente convicta de que em Portugal existe uma democracia, mas existe um grande défice na cultura democrática de cada um. Alguma coisa está mal, muito mal. E pior ainda quando há atitudes do género "ele estava a pedi-las" ou "foi lá para provocar" e coisas afins. Na minha opinião, nada, mas mesmo nada, justifica o que se passou. Francisco Assis é cidadão de plenos direitos e tem toda a liberdade de se deslocar a Felgueiras, ou qualquer outro local, quando entender. Em Portugal não existem feudos (ou espera-se que assim seja). Sublinhe-se que nada do que está escrito neste post está relacionado com simpatias pessoais ou partidárias. A questão nem sequer passa por aí. Falamos de democracia. Única e exclusivamente.


16.5.03
 
Pérolas (continuação) E pronto. Chegou ao fim o famoso baralho de Delgado. Não fica completo, mas o LD explica: «Neste baralho não há 55 cartas, nem as nossas 52, mas é a natureza da nossa política. E o problema é que esgotadas as figuras, os ases, reis, valetes e damas, sobram poucas cartas altas. Pior: o que há mais, no universo nacional, são os duques. Que valem o que valem, em boa verdade.». As derradeiras cartas são hoje "lançadas": «Dama de copas. É Francisco Louçã. É o oposto do «fecha-se em copas», por vezes até fala em excesso, mas é uma figura de referência na cor. Durante anos foi um 7 (carta importante em alguns jogos), mas com a criação do BE ascendeu ao estrelado da corte dos vermelhos (?). Não é redondo na forma e no conteúdo, e tem e usa com inegável capacidade a «ponta aguçada» da sua simbologia. 10 de paus. É António Guterres. Ardeu. De ás a 10 foi um instante, e levará anos a recuperar. E com a ajuda de Mário Soares (o joker I) não será fácil. Pode sair do baralho, na aparência já o fez, mas seria engano absoluto dá-lo como «morto». O tempo dirá. Joker II. É Cavaco Silva. Nos nossos baralhos existem dois jokers. Cavaco é por excelência o outro. Não o segundo. Pode valer tudo e nada, depende. No caso dele, o que num baralho é extraordinário, é como se esta carta tivesse vida própria. Nunca se sabe se a «carta» se jogará, tudo indica que sim, mas tem o ás de Espadas (Santana) atento.»


15.5.03
 
Pérolas Alguém tem lido as crónicas de Luís Delgado no DN? Fica o conselho. Nos últimos dias tem estado a fazer o baralho de cartas da política portuguesa. Quando estiver mais avançado, vamos reproduzir aqui os melhores! Por enquanto, ficam só alguns exemplos: «VALETE DE OUROS. É Nuno Morais Sarmento. Mais importante do que a dama, pelo menos no nosso baralho, é uma das mais seguras e fiáveis cartas da cor do ouro. Formalmente não é rei, mas tem as tarefas e as exigências de um regente. Os valetes são frontais, leais, e vão até ao fim do mundo com o ás.» «REI DE ESPADAS. É Paulo Portas. Já foi o joker do CDS, e depois do PP, a figura que se transfigurava, a sombra do líder, o conselheiro do príncipe, mas aceitou um dia, em Braga, ser o rei de um partido em extinção. Só não é ás, porque o baralho ainda não lhe deu essa possibilidade, mas tem a força da espada, a resistência do aço forjado e a precisão da lâmina afiada. Conseguirá ele cumprir a fábula do rei Artur?» «REI DE COPAS. É Carlos Carvalhas. Sendo rei, precisa sempre de perguntar quem é rei, quem é rei? Tem um ás escondido (Álvaro Cunhal), e um valete aguerrido (Carvalho da Silva). O que lhe sobra em resistência ganha em paciência. Como rei tem direito a corte, mas ela vai-se esfumando com o jogo eleitoral. É coerente, batalhador, incansável. Só que um dia pode acordar sozinho, com o ceptro e a coroa, sim, mas sem súbditos nem aliados.» «ÁS DE OUROS. É Durão Barroso. Foi rei, com Cavaco, dama na oposição a Marcelo Rebelo de Sousa, de novo rei, como líder do PSD, e agora é ás de ouros, uma carta que brilha no baralho. Tem rivais, eternos, mas é uma carta forte. Sendo «ouro», significa preciosidade e resplendor. Dura «séculos» e tem «marca de água».»

 
Inacreditável «Um jornalista que em Setembro do ano passado foi detido por se ter recusado a revelar a identidade de uma fonte vai ter de responder em tribunal pelo crime de falsidade de testemunho. José Luís Manso Preto incorre numa pena que pode ir até cinco anos de prisão, alertou a recém-constituída Associação Portuguesa de Jornalismo Judiciário». O artigo completo está no Público, aqui.


14.5.03
 
Ideias precisam-se! Há algum tempo, "falei" aqui de um projecto na Internet sobre weblogs. A ideia é desenvolver um pequeno site, simples mas funcional, que aborde questões necessárias para construir um weblog. Recursos, tutoriais, templates, dicas. Coisas simples, quase tipo copy&paste, que permitam desenvolver os weblogs. Tenho estado a trabalhar nisso, sempre que posso. Ideias e participações para conversasdecafe@hotmail.com.

 
Radar Conversas de Café Novos weblogs a merecer destaque e leituras assíduas: - Textos de Contracapa - Ponto e Vírgula - Mar Salgado

 
Encontros O I Encontro Nacional sobre Weblogs vai ter lugar nos dias 18 e 19 de Setembro na Universidade do Minho, em Braga. A organização criou um weblog, onde vão ser publicadas todas as informações sobre o Encontro. Uma excelente iniciativa.

 
Mediocracias Alguns apontamentos relevantes: - TV Muçulmana em Inglês nos EUA no Verão de 2004 (Público) - Grupo de "media" de Berlusconi ultrapassou audiências da TV pública (Público) - The New York Times" cria comissão para combater infracções (Público) - Renascença Contrata Rui Pêgo e Sarsfield Cabral (Público) - Rangel Rejeita Acusações de Incompetência e Populismo de Balsemão (Público) - Diagnóstico da TSF Já Foi Apresentado (Público) - Duas reivindicações distintas (DN) - Angariação de publicidade é decisiva (DN) - Uma repórter francesa no conflito checheno (DN) - Plágio também no 'Globe' (DN) - Portugueses procuram mais notícias nos telemóveis (DE) - José Alberto Carvalho negoceia entrada na RDP (DE) - Antena 3 reduz lucros no trimestre (DE)


13.5.03
 
De greve Não. Não sou francesa, mas hoje também estou de greve no blog. Ainda que seja forçada. Estou com muito trabalho. O tempo livre vai ser aproveitado para optimizar (e corrigir), a nível técnico, o novo blog da Íntima. O radar das Conversas de Café detectou novos weblogs e há notícias interessantes que ficaram por comentar. Talvez seja já amanhã que aborde o artigo de MST da passada semana. Fiz apenas uma referência e ficou algo por dizer. Entretanto, o projecto de um site para webloggers continua. Não tenho muito tempo para ele. Mas as ideias já cá estão. Falta é colocá-las em prática. Amanhã espero voltar em pleno. Até lá.


12.5.03
 
Atenção poetas Coimbra 2003 - Capital Nacional da Cultura lança um desafio: a construção de um poema colectivo em língua portuguesa, através da Internet. O tema é "O Estado do Mundo". O projecto intitula-se O fulgor da língua visa escrever, até 31 de Dezembro, «o mais longo poema colectivo em língua portuguesa». A partir da próxima quinta-feira, dia 15, mediante uma inscrição, os poetas podem dar asas à imaginação. Numa primeira fase, até 15 de Junho, os contributos (cinco versos por dia e por autor) devem ser enviados para o endereço electrónico por cada participante, sendo inseridos no portal após avaliação dos coordenadores. Uma fase posterior começa a partir do dia 30 de Junho. A partir desta data, os contributos são instalados numa base de dados dinâmica, após preenchimento do formulário de acesso, permitindo as contribuições que fiquem de imediato acessíveis. Um índice dos autores e a versão mais recente do poema vão estar sempre disponíveis no portal. Uma excelente ideia. http://www.ofulgordalingua.com é um endereço a fixar.

 
Mediocracias Notas: - Iraque - a Guerra em Que Os Jornalistas Foram Notícia: «O que fica como uma das marcas da cobertura jornalística da guerra contra o Iraque é, precisamente, a importância que essa cobertura - o modo como foi feita, os seus protagonistas, os meios e condições de trabalho dos jornalistas - adquiriu junto do público». (via Público) - Indonésia Adopta Jornalistas "Incorporados": «A filosofia de incorporação de jornalistas nos exércitos parece ter vindo para ficar. Anteontem, as autoridades indonésias anunciaram que estão a planear incorporar jornalistas locais nas unidades militares que esta semana deverão iniciar uma ofensiva contra rebeldes separatistas na província de Aceh, na ilha de Sumatra, conflito que já fez cerca de 12 mil mortos desde 1976». (via Público) - Maisfutebol Rádio Inicia Emissões Regulares na Internet (via Público) - The New York Times" denuncia fabricações de um dos seus jornalistas (via Público) - RAI está a ser investigada por protesto de Berlusconi (via DN) - Investimento na imprensa recupera nos EUA (via Diário Económico)

 
Cara lavada A Íntima Fracção tem um novo layout.


10.5.03
 
DN José Pacheco Pereira em versão «blogger». Mais um artigo sobre weblogs. Algumas referências a outros blogs.


9.5.03
 
... Estou com um problema qualquer no weblog e não consigo resolvê-lo... alguns posts assumem estar a bold quando não é o caso. Além disso, não consigo reeditar os posts antigos. Espero que isto passe depressa!

 
Weblogs nos media O suplemento Y do jornal Público traz um textinho sobre os weblogs. São mencionados o Blog de Esquerda, a Coluna Infame e a Janela Indiscreta. O Blog de Esquerda diz que amanhã vai sair um artigo no DN sobre o assunto.

 
Pérolas II Britânico põe o filho à venda na Internet por "brincadeira" (Diário Digital)

 
Mediocracias - Casa do Jornalista: «As três principais organizações portuguesas de jornalistas - o Sindicato dos Jornalistas, a Casa da Imprensa e o Clube de Jornalistas - constituíram um grupo de trabalho com vista à criação de uma Casa do Jornalista. O objectivo é disponibilizar aos "jornalistas um serviço de tipo lar que seja também um espaço de repouso, convívio e cultura".» (Público) - Cooperação: A SIC Notícias e o Diário Económico assinaram um acordo de cooperação. O objectivo é reforçar os conteúdos de economia do canal informativo e promover o jornal. Refira-se que ontem o Jornal de Negócios passou a formato diário e que a TVI tem na calha um canal de economia na televisão por cabo. (via Público) - Jornalismo ‘online’ gera forte procura na Europa (in DE)

 
Esqueceu-se... Isaltino esqueceu-se de declarar terrenos (in Público): «As contas bancárias que tinha na Suíça não foram os únicos bens que Isaltino Morais se esqueceu de declarar ao Tribunal Constitucional (TC) nos últimos anos. Pelo menos um lote de terreno em Alcabideche e outro na Ilha de São Vicente, Cabo Verde, ficaram de fora das sucessivas declarações por ele subscritas. O mesmo sucedeu com um escritório que comprou “há três ou quatro anos” ao grupo Teixeira Duarte, na Av. de Berna, em Lisboa.»

 
O menino do Rio Brasil descobre Fino e a RTP (via DN)

 
A menina do Rio Felgueiras está, definitivamente, sem Fátima. A autarca está de férias no Rio de Janeiro. E agora Fátima?

 
Pérolas I Este link é inacreditável. (via Cruzes Canhoto)

 
Para reflectir O artigo de MST no Público, intitulado O Massacre do Jornalismo.


8.5.03
 
A Entrevista No Público de hoje, a entrevista a um dissidente cubano. O Castrismo "Está Já Numa Fase Terminal", a não perder.

 
Nada feito... «Artur Marques, advogado de Fátima Felgueiras, foi «proibido» pela Ordem dos Advogados de realizar a conferência de imprensa prevista para as 18:30, onde iria explicar os motivos da fuga do país da ex-autarca de Felgueiras. O advogado iria divulgar uma mensagem da ex-autarca de Felgueiras, explicando as razões da sua fuga à justiça. As circunstâncias da fuga de Fátima Felgueiras tendo em conta o acesso a informações em segredo de justiça estarão na base da posição da Ordem dos Advogados.» (mais uma vez, via TSF)

 
Na Periferia Detectado um blog na periferia da blogosfera. A ler. (Os Sítios deste weblog não param de aumentar, quase diariamente!)

 
Última Hora Extra! Extra! «Fátima Felgueiras vai divulgar hoje uma mensagem através do seu advogado, Artur Marques, explicando as razões da sua fuga à justiça. O advogado anunciou, em declarações à Lusa, que vai dar uma conferência de imprensa às 18:30, em Braga, para divulgar a posição da ex-autarca de Felgueiras. Na passada terça-feira, o jurista afirmou aos jornalistas que estivera em contacto com a ex-autarca através de um familiar, tendo dito na ocasião que havia grandes possibilidade de Felgueiras se entregar à justiça depois de ser notificada. O paradeiro de Fátima Felgueiras é desconhecido desde que foi divulgado o acórdão do Tribunal da Relação de Guimarães que determinou a sua prisão preventiva, no âmbito de uma investigação por alegada corrupção.» (via TSF)

 
Em busca do elixir da juventude - O DE faz uma resenha de curiosidades no marketing e na publicidade dos tempos de hoje. Não resisto a fazer copy&paste de uma frase publicitária da Sumol, em 1965: «Um gato é um gato, um cão é um cão, Sumol é aquilo que os outros não são».

 
Que a AACS descanse em paz, diz ele O Director do DN, Mário Bettencourt Resendes, propõe uma nova entidade reguladora da Comunicação Social, envolvendo empresas, jornalistas e sociedade civil. A notícia completa aqui.

 
Greve de fome «Ali Lmrabet entrou em greve de fome por tempo indeterminado em defesa da liberdade de imprensa em Marrocos, depois de ter sido acusado de «ultraje» ao Rei Mohammed VI. Uma acusação que lhe poderá valer uma pena de prisão de três a cinco anos e que o impede de sair do país desde Abril. Director de dois semanários satíricos editados em Rabat, Lmrabet justificou a decisão, aludindo à censura a que estão submetidos os títulos que dirige: Demain Magazine (em francês) e Douman (árabe). As duas revistas suscitaram uma reacção sem precedentes do monarca marroquino por terem abordado temas como o orçamento da Casa Real e a escravatura no país. Isto além de terem publicado uma entrevista a um militante da esquerda marroquina, na qual Abdellah Zaasa confessa ser republicano. » (Via DN)

 
É a Cultura, Estúpido! E já tem blog! Já agora fica a sugestão: e que tal uma sessão na Invicta?

 
A pista O Tudo Menos Política tem uma fonte privilegiada e pode dar-nos, brevemente, informações sobre o paradeiro de Fátima Felgueiras. Vamos ficar atentos!

 
JPP Está confirmado. É mesmo Pacheco Pereira que, abruptamente, chegou à blogosfera portuguesa. As dúvidas estão desfeitas, mas convinhamos que eram lícitas. Mais uma vez: bem vindo! Confirma-se aqui. O Tudo Menos Política também nos enviou um email a confirmar.


7.5.03
 
A pergunta Onde está Fátima Felgueiras? Informações para conversasdecafe@hotmail.com

 
Mediocracias - Os Suplementos: o Independente vai lançar dois suplementos: um dedicado à Economia e outro à Cultura ("O Indígena"). (dica de Público) - As Audiências: em Abril, a TVI e a SIC registaram um empate técnico em audiências. O "share" da RTP1 foi de 23,3 por cento. Já a RTP2 se ficou pelos 5,5 por cento. (dica de Público) - Jornalismo Judiciário: a Justiça em Movimento - Associação Portuguesa de Jornalismo Judiciário é uma entidade sem fins lucrativos criada por um conjunto de jornalistas especializados nestes temas. Podem ainda pertencer à associação todos os jornalistas e os licenciados em direito ou em comunicação social com habilitações próprias em jornalismo judiciário. (dica de DN) - O Processo: a TVI vai processar o Sporting Clube de Portugal, depois da SAD ter comparado a estação televisiva a um bordel. A notícia está toda no Diário Digital. - Dentro de Portas: foi finalmente lançada a SIC Indoor, uma parceria da Imprensa e da Sonae que consiste num circuito televisivo interno em superfícies comerciais. A experiência começou no Centro Comercial Colombo, em Lisboa. - O Prejuízo: a Lusomundo registou em 2002 um prejuízo de16,6 milhões de euros. (dica de DE) - Tesoura Afiada: a SIC Mulher vai lançar um novo programa, intitulado Corte e Costura. Este magazine de moda vai estrear a 10 de Maio. - A Contratação: a RTP contratou Maria São José Ribeiro como directora adjunta de programas. Maria São José Ribeiro regressa a “casa”, onde já tinha estado há dez anos, depois de trabalhar para a TVI e para a Endemol. (dica de Correio da Manhã) - Todos os Dias: o Jornal de Negócios vai passar a ser diário. O objectivo é "concorrer com o Diário Económico (DE) e chegar à liderança do segmento". (dica de Correio da Manhã)

 
Abrupto Abruptamente, chegou um novo weblog à blogosfera portuguesa. O Abrupto é mantido por José Pacheco Pereira (alegadamente). E é mais um Sítio obrigatório, como não poderia deixar de ser. Bem vindo JPP! (mesmo que não seja Pacheco Pereira, bem vindo JPP!)


6.5.03
 
Preparativos Os weblogs em português estão em franca expansão. E ainda bem! Por aqui, estamos a trabalhar num pequenino projecto, com recursos para blogs. Trata-se de algo muito simples, mas que pretende ser funcional. Ajudar a modificar os templates, a utilizar o HTML e por aí fora. Era também muito interessante compilar artigos e recortes de imprensa sobre o assunto. Ainda está em fase embrionária, e nem sei se passará de um projecto no papel. Mas fica o aviso e o convite a quem quiser participar. Estão TODOS convidados. Sugestões, participações, comentários, críticas e tudo mais via email

 
Fórum Foi aqui sugerido, mas já conhecemos (descobrimos de manhã, no Ponto Media) e até já está nas Ferramentas. É o Fórum PTWeblogs, uma excelente iniciativa. Vale a pena visitar (regularmente).


5.5.03
 
Ferramentas Mais uma área do weblog que vai ser alterada futuramente (a curto prazo, espero eu). As Ferramentas vão passar a incluir links para três recursos muito interessantes para os "blogueiros" portugueses. A saber: - Blogo - Blogs em pt - Posto de Escuta

 
Banda Sonora Seguindo uma sugestão deixada num comentário, fui até Intervenções Sonoras. E vou voltar sempre. Mais um para os nossos Sítios.

 
Comentários Os leitores deste weblog raras vezes deixam comentários. Porque será?

 
Weblogs O Público de domingo trazia o artigo Empresas Preparam Possibilidade de Massificação dos "Weblogs". Uma leitura muito interessante. Aqui ficam algumas notas: - A definição de "weblog" que se generalizou foi a de um "site" na internet organizado por entradas datadas, em que a mais recente aparece no topo da página. Acaba por ser uma espécie de diário do seu autor. Aliás, na linguagem náutica, "log" significa diário de bordo. - Os "weblogs" podem assim ter uma função de filtro da rede. Isto é, o seu editor navegou por sítios que sabe dedicarem-se a determinado(s) assunto(s), explorou mais uns que ainda não conhecia e viu nos "sites" de notícias o que havia de interesse sobre a questão. A sua selecção pode poupar tempo substancial a outros aficionados, por exemplo de touradas ou de jornalismo "on-line". - Quando o Google comprou a Pyra Labs, no ano passado, o Blogger.com tinha 1,1 milhões de utilizadores registados, segundo o SiliconValley.com, duzentos mil dos quais com "blogs" activos.


4.5.03
 
Intervalo Hoje vou estar fora. Se alguém precisar de mim, estou na Bancada Central do Estádio das Antas.


3.5.03
 
Sítios Alguns blogs que vou lendo e ainda não estão nos Sítios (mas vão estar, assim que houver tempo): Fumaças Contra a Corrente Borras de Café Bomba Inteligente A Espada Relativa O Intermitente Picuinhices Liberdade de Expressão (Como sempre, a ordem é meramente aleatória)

 
Declaração Universal dos Direitos do Homem Todas as pessoas têm o direito à liberdade de opinião e de expressão (…), um direito que inclui a liberdade de defender opiniões sem interferência, e a procura, recepção e comunicação de informações e ideias através de qualquer media, sem olhar às fronteiras geográficas. Artigo 19º

 
Os links World Press Freedom Day (website da Organização Mundial de Jornais) Reporters Without Borders A mensagem do Sindicato dos Jornalistas www.article19.org Committee to Protect Journalists International Federation of Journalists Freedom House

 
O bom e o terrível num só dia + : Instituto Internacional para a Segurança da Imprensa oficialmente lançado - : Soldados israelitas matam jornalista britânico em Gaza

 
Os jornalistas portugueses no mundo No “breaking news” do site dos Repórteres Sem Fronteiras lê-se a seguinte notícia: « Former information minister reportedly hid for days in Baghdad Former Iraqi information minister Mohammad Said al-Sahhaf hid for days in a poor neighbourhood of the capital at the house of a ex-official of the regime and tried to negotiate his surrender to the Americans through two Portuguese journalists, the Lisbon daily paper Diario de Noticias reported yesterday. The paper told of attempts by its reporter and a journalist from the Portuguese weekly magazine Visão to interview him after they had been tipped off how to contact him. It said they negotiated for five days with the man at whose house he was staying as an unwelcome guest before he finally agreed to see them. But the ex-minister failed to keep the appointment they made.»

 
Sobre Portugal Os RSF já publicaram o seu relatório anual sobre os atentados à liberdade de Imprensa em 2002. Sobre Portugal lê-se: «For the first time since the return of democracy in 1974, the law obliging journalists to reveal their sources has been used against a reporter. The centre-right government is reforming the virtually bankrupt state TV company, RTP, which has a 1 billion euro deficit. At first it wanted to reduce the two RTP channels to a single general one without advertising. The opposition said this was a serious threat to the state media's independence and the proposal stirred protests. The RTP's new board, named by the government to implement the reforms, was rejected by the Advisory Council, a group of respected figures, on 16 May 2002. The Constitutional Court rejected amendments to the television law on 12 June, saying they did not guarantee the station's independence from the government. President Jorge Sampaio signed a law on 15 July making it easier to shut down a money-losing public channel and removing the Advisory Council's power to give an opinion on the composition of the RTP board. To guarantee the board's political impartiality, an independent High Authority in charge of the media was given a veto over appointments. Nuno Morais Sarmento, the minister for the presidency in charge of the media, announced on 18 December that the plan for a single channel had been dropped and that two would be maintained, with advertising. José Luis Manso Preto, who writes for the weekly Expreso and other Portuguese and Spanish publications, was detained for several hours on 20 September and charged by a Lisbon court with "refusing to obey the law" and reveal his sources for a story about drug trafficking through Morocco. The Portuguese journalists' code of conduct forbids such revelation, even to a court, unless the source has tried to use the journalist to plant false information.»

 
Os números O barómetro dos Repórteres Sem Fronteiras 2003: 18 Journalists killed 1 Media Assistant killed 128 Journalists imprisoned 2 Media Assistants imprisoned 49 Cyberdissidents imprisoned Sobre 2002: «A RSF indica que, no ano passado, 25 jornalistas foram mortos pelas suas opiniões ou no exercício da sua profissão; 121 jornalistas estavam presos em 31 de Dezembro de 2002; cerca de 400 órgãos de comunicação social foram censurados; 700 jornalistas e profissionais dos média foram privados da liberdade por períodos mais ou menos longos.» (copy&paste Sindicato dos Jornalistas) A Organização Mundial dos Jornais apresenta os seguintes dados: Browse by year - Total 2003 - 22 2002 - 46 2001 - 60 2000 - 53 1999 - 70 1998 - 28

 
Os predadores da liberdade Os Repórteres Sem Fronteiras enumeram 42 “predadores da liberdade”. A saber: François Compaoré – Burkina Faso Grupos islâmicos armados – Afeganistão, Argélia, Bangladesh, Caxemira, Paquistão, Filipinas, etc Altaf Hossain Chowdhury – Bangladesh Alexandre Lukashenka – Bielorússia Than Shwe – Birmânia Máfia Tchéchena – Tchechénia Hu Jintao – China Carlos Castaño – Colômbia M. Marulanda, N. Rodríguez Bautista – Colômbia Fidel Castro – Cuba Joseph Kabila – República Democrática do Congo Teodoro Obiang Nguema – Guiné Equatorial Issaias Afeworki – Eritreia Meles Zenawi – Etiópia Jean-Bertrand Aristide – Haiti Ali Khamenei – Irão Ariel Sharon – Israel Nursultan Nazarbayev – Kazaquistão Khamtai Siphandon – Laos Charles Taylor – Libéria Moammar Kaddafi – Líbia Mahathir Mohammad – Malásia Gyanendra Shah Dev – Nepal Comrade Prachanda – Nepal Kim Jong-il – Coreia do Norte Autoridade Palestiniana – Palestina Vladimir Putin – Rússia Paul Kagame – Ruanda Abdallah al-Saud – Arábia Saudita Goh Chok Tong – Singapura Forças militares do sul das Filipinas ETA – Espanha Mswati III – Suazilândia Bashar el-Assad – Síria Gnassingbé Eyadéma – Togo Zine el-Abidine Ben Ali – Tunísia Hilmi Ozkok - Turquia Saparmurat Niyazov – Turquistão Leonid Kuchma – Ucrânia Islam Karimov – Uzebequistão Nong Duc Manh – Vietname Robert Mugabe – Zimbabué

 
O Prémio A jornalista israelita Amira Hass, que passou os últimos dez anos a trabalhar nos territórios palestinianos ocupados para o jornal (também israelita) Ha’aretz, é a galardoada de 2003 com o UNESCO/Guillermo Cano World Press Freedom Prize. A organização dedicou o prémio deste ano à impunidade dos crimes contra jornalistas. Amira foi a primeira e única jornalista israelita a viver nos territórios ocupados. Em 1993, depois dos acordos entre israelitas e palestianos, Hass foi para Gaza. Em 1997 foi morar para Ramallah, na Cisjordânia. Apesar de todas as restrições das autoridades de ambos os lados, Amira continuou a trabalhar e a relatar o dia-a-dia dos palestinianos. A sua independência e sentido crítico expuseram-na a grandes pressões. Filha de sobreviventes do Holocausto, Amira Hass nasceu em Jerusalém em 1956 e estudou história. Depois de trabalhar como professora, começou a sua carreira jornalística em 1989, no jornal Ha’aretz. Em 1991, começou a escrever sobre os territórios palestinianos ocupados. (tradução de artigo da UNESCO, com adaptação livre)

 
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (copy&paste TSF Online)


2.5.03
 
Influências O Pedro Lomba, da Coluna Infame, refere-se à lista dos 200 influentes que a Visão publica esta semana. Eu também estive a ler, atentamente, a tal lista. Concordo com alguns. Mas fracamente, em que é que a Alexandra Lencastre influencia a sociedade portuguesa?! (E este nome é apenas um exemplo...) O pior para mim é a referência de Deco (o jogador, não a associação!). Embora haja o cuidado de o referenciarem como luso-brasileiro. Mas pensei que luso-brasileiro fosse só o Roberto Leal. Enganei-me.

 
Os piores O Comité de Protecção aos Jornalistas revela uma lista dos dez piores locais do mundo para se trabalhar como jornalista (eu diria qualquer profissão): Cisjordânia, Colômbia, Afeganistão, Eritreia, Bielorrússia, Burma, Zimbabué, Irão, Quirguistão e Cuba (a sério?!). (Dica de Jornalismo e Comunicação) Eu deixava um desafio: os dez melhores países para se ser jornalista. (será que existem?!)

 
Tôquemfala? O humor vai regressar à antena da TSF. Tôquemfala?, da autoria das Produções Fictícias, são pequenas conversas ao telemóvel, que vão servir de pretexto para uma abordagem crítica e hilariante da actualidade. Para ouvir de segunda a sexta-feira, às 7h20, antes das 9h00 e às 18h20. Aos sábados, às 10h00, será transmitido um compacto. Eu vou ouvir!

 
... Um grupo de intelectuais, entre os quais o Prémio Nobel Gabriel García Márquez e Luis Sepúlveda, assinaram um manifesto em defesa de Cuba. Artistas e intelectuais todos latino-americanos reiteram um abaixo-assinado a que chamaram “Uma carta à consciência do mundo”. Depois de 75 dissidentes terem sido condenados a longas penas de prisão e de Fidel Castro ter ordenado a execução de três homens (que tinham tentado sequestrar um "ferry" com o objectivo de o desviarem para os Estados Unidos), o regime cubano tem sido condenado por todo o mundo. Até antigos defensores de Castro condenam os últimos acontecimentos em Cuba. Aliás, há dois dias, meia centena de escritores, músicos e compositores em comunicado condenaram o governo cubano. Havana responde às críticas dizendo que apenas respondeu às tentativas dos Estados Unidos levarem a cabo um “golpe de Estado”, para derrubarem Fidel Castro. Nos festejos do primeiro de Maio, o presidente cubano disse que respeita a opinião dos que se opõem à pena de morte e expressou o desejo de que estes intelectuais e artistas não tenham de passar por uma dor infinita «se um dia as nossas cidades forem destruídas e os nossos filhos e as suas mães mortos pelas bombas do nazi-fascismo».

 

Site Meter